5

Rotina e organização do espaço - SUGESTÕES PARA O DIA A DIA






A rotina permite a organização do tempo e orienta a sequência de atividades, elas expressam a concepção pedagógica do professor sobre educação e cuidados. Muitas vezes, elas sintetizam o projeto político pedagógico da escola e apresentam a proposta da ação educativa dos profissinais. A rotina pode servir como um cartão de visita da instituição. Por estes motivos é de extrema importância, que o educador reflita sobre o espaço em que ele e as crianças, passarão o ano.



Há um livro muito interessante sobre este tema que chama-se POR AMOR E POR FORÇAS - ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL , da Maria Carmen Silveira Barbosa, editora Artmed.












5 carinhos recebidos:

solange disse...

olá...
Vi seu blog na comunidade do orkut
e achei muito fofo.
Vou adiciona-lo no meu blog pra ficar mais fácil visitá-lo.
Abri o meu há pouquinho tempo pq me encantei com alguns blogs q visitei.
Da uma olhadinha no meu e diga o q vc achou.
Bjos

24 de janeiro de 2008 às 17:53
Karine-Kira disse...

Muito bom seu blog. Espero que possa contribuir também.Fiz essa ovelhinha da segunda figura em E.V.A. e coloquei num pregador para o varal onde ficam expostas as atividades minhas crianças em sala.

8 de setembro de 2008 às 22:36
Anônimo disse...

Gostaria de comentar sobre o artigo "Masturbação Infantil".
Não concordo o INCENTIVO de pais ou professores a masturbação da criança. Certamente aos 3 anos quando ela inicia o toque em seu corpo ela não sabe o que esta fazendo, sendo assim nao orienta-la é abrir espaço para futuros abusos tanto da criança com outras como de algum adulto com ela. Os pais tem o papel de orientar que tudo há seu tempo e uma criança nesta idade deve ser incentivada a ter a atenção em outras atividades.
Em relação a criança precisar aliviar os momentos que esta triste ou irritada, há muitos meios de ajuda-la com atividades especificas, tais como: Se ela esta triste nada melhor do que um abraço e uma conversao com os pais sobre o que aconteceu. Se esta irritada, ela pode aliviar com o boneco "Joao Bobo", uma atividade onde ela pode ir a um local na sua casa para ficar sozinha ate que esta pronta para voltar ao convivio da familia.
Não acredito que a masturbação irá ajudar aliviar uma criança que esta em formação, pelo contrario ao inves de incentivar os pais a ajuda-la, mais uma vez é mais facil e pratico a criança aprender a se virar sozinha, pois afinal hoje em dia ninguem tem tempo para ouvir ninguem!
Descordo e creio que será muito mais facil devido ao incetivo nesta idade a criança abusar e ser abusada! Não sejamos hipocritas para nao pensar que isso acontece já sem os pais incentivarem imagine com o incentivo!
QNDO VOCE CONVERSA COM ADULTOS QUE FORAM ABUSADOS GRANDE PARTE TEM ODIO NÃO SO DO ABUSADOR, MAS DOS PAIS QUE NÃO EVITARAM, NÃO PROTEGERAM E NEM INSTRUIRAM OS FILHOS!!!! ATENÇÃO PAIS!!!!!!!!

Fica aqui a minha indignação!!!!!!

29 de abril de 2009 às 22:03
Anônimo disse...

Estou postando novamente porque o comentario acima deu erro quando carregou no blog.


Gostaria de comentar sobre o artigo "Masturbação Infantil".
Não concordo com o INCENTIVO de pais ou professores a masturbação da criança. Certamente aos 3 anos quando ela inicia o toque em seu corpo ela não sabe o que esta fazendo, sendo assim nao orienta-la é abrir espaço para futuros abusos tanto da criança com outras como de algum adulto com ela. Os pais tem o papel de orientar que tudo há seu tempo e uma criança nesta idade deve ser incentivada a ter a atenção em outras atividades.
Em relação a criança precisar "aliviar os momentos" em que esta triste ou irritada, há muitos meios de ajuda-la com atividades especificas, tais como: Se ela esta triste nada melhor do que um abraço e uma conversa com os pais sobre o que aconteceu. Se esta irritada, ela pode aliviar com o boneco "Joao Bobo", ou uma atividade onde ela pode ir a um local na sua casa para ficar sozinha ate que esteja pronta para voltar ao convivio da familia.
Não acredito que a masturbação irá ajudar aliviar uma criança que esta em formação, pelo contrario ao inves de incentivar os pais a ajuda-la, mais uma vez é mais facil e pratico a criança aprender a se virar sozinha, pois afinal hoje em dia ninguem tem tempo para ouvir ninguem!
Descordo deste artigo e creio que será muito mais facil através do incetivo nesta idade a criança abusar e ser abusada! Não sejamos hipocritas em pensar que isso não acontece. Imagine com os pais incentivnado!
QUANDO VOCE CONVERSA COM ADULTOS QUE FORAM ABUSADOS GRANDE PARTE TEM ODIO NÃO SO DO ABUSADOR, MAS DOS PAIS QUE NÃO EVITARAM, NÃO PROTEGERAM E NEM INSTRUIRAM OS FILHOS!!!! ATENÇÃO PAIS!!!!!!!!

Fica aqui a minha indignação!!!!!!

Tamara

29 de abril de 2009 às 22:12
Vania disse...

OI meu nome é Vania, vi um painel da janelinha com a foto das crianças e achei interessante, porem quando voltei ao blog não achei. teria como postar ou falar a data q foi postada para eu ver.
obrigada!
o blog esta de parabens, ajuda muito meu trabalho.
beijos

28 de janeiro de 2010 às 23:09

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!