Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

12

CONHECENDO MELHOR - SUGESTÃO DE TEXTO PARA REUNIÃO DE PAIS


CARACTERÍSTICAS DO MINI MATERNAL (CRIANÇAS DE 1 A 3 ANOS)

É nos primeiros anos de vida que a criança desenvolve o andar o falar e o pensar, sendo que o andar, se desenvolve geralmente, no primeiro ano de vida.
O controle do desenvolvimento motor acontece de cima para baixo. A criança controla o olhar, os movimentos do pescoço, do tronco, senta, engatinha e por fim põe-se de pé. Está ávida para explorar o universo ao redor, pois agora se movimenta com maior facilidade e certa agilidade e, graças a esta exploração, desenvolve o seu conhecimento físico, lógico matemático e cognitivo, pois exercita a cada movimento, a capacidade de seriação e classificação, construindo as primeiras noções de número e estruturando cada vez mais a noção de espaço tempo. Ao ver o mundo de forma mais ampla, anda de um lado a outro, toca tudo, experimenta o que pode e o que não pode, deixando todos agitados, correndo atrás. Nesta etapa do desenvolvimento motor, gosta de puxar, carregar, empurrar e arrastar objetos e realiza atividades domésticas com imenso prazer (varrer, tirar pó). Também está adquirindo destreza no manejo com os talheres e sente prazer em comer sozinha, por isso, muitas vezes rejeita o auxílio do adulto. A criança deve sempre ser estimulada a concluir a tarefa que começou e devemos incentivá-la a não desistir facilmente, pois desta forma estaremos fortalecendo sua independência e auto-estima.
O desejo de explorar, experimentar, descobrir, juntamente com a necessidade de colocar-se a prova, para perceber suas capacidades e limitações, o que podem ou não fazer para controlar seu mundo, para se afirmar, sem a interferência do outro, buscando agir individualmente, faz desta etapa o período dos tombos, trombadas e arranhões. Como ainda não estão com o equilíbrio e o freio inibitório completamente formados, mas querem vivenciar todos os espaços disponíveis, é comum alguns tropeços, escorregões, desequilíbrios e encontrões nos colegas e até paredes. A criança possui uma grande necessidade de explorar todos os espaços disponíveis, manipular objetos e de exercitar o próprio corpo. Tende a fazer tudo sozinha e ignora a necessidade de um auxílio adulto, ainda assim, é preciso que o adulto perceba a importância de estar ao lado da criança, acompanhando tudo o que ela está fazendo, mesmo que não necessite ajudá-la.
Como em um passe de mágica, a criança começa a falar. É no segundo ano de vida onde a criança que rapidamente aprende palavras e mais palavras, sendo capaz de aprender duas palavras novas por dia. Ela conversa, interage, participa e pouco a pouco vai juntando uma palavra à outra, formando frases e então começa a elaborar idéias e pensamentos, entram então, na fase dos porquês, as perguntas e questionamentos são constantes e, geralmente, usam “Por que?” e o “Quisso?” (Que é isso?), também costumam repetir muito, a fala dos adultos ao redor. Curiosa, possui inúmeros questionamentos que, não devem ficar sem respostas, pois a curiosidade é o fator essencial para que aconteça o aprendizado e com isso, a criança se desenvolva.
A criança vive em um “estado” egocêntrico (acredita que o mundo vive em torno dela), e progressivamente busca socializar-se, quando começa a perceber que ela é um ser à parte, diferente dos outros, surge a fase de se contrapor, o momento dos nãos. Segundo Piaget, a criança se expressa através do jogo simbólico, ou seja, transforma a realidade em função dos seus desejos e fantasias. Neste período surgem as primeiras disputas e desentendimentos que, geralmente, são resolvidos com mordidas, empurrões e tapas. A raiva some assim que a ação é realizada, pois estas atitudes são usadas como uma forma de “espantar” o colega, em seguida as crianças voltam a brincar novamente como se nada tivesse acontecido. A criança está com isso, desenvolvendo o seu sentido de identidade, um eu social e uma personalidade independente, com um forte desejo de autonomia e afirmação, está elaborando regras e aprendendo o que é certo ou errado. Frequentemente sente medos, que podem ser reais ou imaginários, sendo importante nestes momentos, fortalecer o vínculo afetivo de forma a estimular o emocional, pois é no convívio em grupo que a criança aprende a conviver de forma harmoniosa com o outro.
Segundo Piaget, nesta idade a criança encontra-se no período sensório motor, onde ainda não é capaz de formar imagens mentais, e o aprendizado se dá através da exploração com o meio. O princípio didático deve ser o da permissividade de ação da criança sobre o meio, ela vai andar, correr, tropeçar, levantar, se equilibrar, engatinhar, encaixar, enfileirar, empurrar, puxar, manipular, imitar. Como toda ação é uma tentativa de aprendizado, neste período empurrar, morder, chutar ou bater no colega, também será uma forma de dominar suas ações e explorar suas capacidades, por isso, em qualquer etapa do desenvolvimento infantil, temos que saber lidar com os limites e sempre orientar a criança para a atitude correta a ser tomada, é importante criar combinações, que por diversas vezes terão que ser relembradas até que a criança internalize e passe a compreendê-las melhor.. No final deste período, a criança estará realizando a função simbólica (estágio pré-operatório), o que, entre outras coisas, permite-lhes desenvolver a linguagem e a representação de imagens, moderando as disputas e permitindo a aproximação do outro. Nesta etapa ficam rebeldes e determinados e acabam alternando momentos de timidez e de convivência intensa. Suas ações deixam de ser motoras e instintivas e surge o pensamento. Ela representa eventos internamente e, desse modo, torna-se capaz de planejas ações, antes de executá-las, embora seja capaz de pensar suas ações, ainda não é capaz de se colocar no lugar do outro e trocar seu ponto de vista. O ato mais espontâneo do pensamento é o jogo, e o pensamento da criança continua impregnado de tendências lúdicas até o final do período pré-operatório, por este motivo, a melhor forma de desenvolver o aprendizado dos pequenos, é através de brincadeiras.
Embora os conhecimentos das demais especialidades como psicologia, sociologia, medicina e outras, possam ser de grande valia para identificar os processos de desenvolvimento da criança e o universo infantil, apontando algumas características comuns de ser criança, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.


Márcia O. Soares /Educadora Mini Maternal (1 A 3 ANOS)

Fontes:Qualidade em Ed, Infantil-Miguel Zabalza
O desenvolvimento da criança segundo Piaget
Os três primeiros anos da criança- Karl Konig
Psicologia e Educação: Desenvolvimento humano –Infância –
Berta Ferreira e Bruno Ries (org)
Referencial Curricular para a Educação Infantil - MEC
Psicologias: uma introdução no estudo de psicologia –
Ana Maria Bock

12 carinhos recebidos:

nialcipio disse...

Querida, amo seu blog!!!
Parabéns!!

25 de agosto de 2009 22:52
Paula disse...

Adorei seu blog, cheio de ideias criativas e inovadoras. Parabéns

27 de agosto de 2009 23:49
Anônimo disse...

Amo educação infantil!!!Este ano vou coordenar um grupo de professores pela 1ªvez. Encontrei muitas sugestões interessantes. OBRIGADA E PARABÉNS!!!AUXI

17 de dezembro de 2009 17:33
Anônimo disse...

Gosto muito do seu blog, parabéns pela dedicação! Luciane

28 de dezembro de 2009 22:14
Anônimo disse...

Descobri seu blog hoje e já me apaixonei!!!!

Priscila

13 de janeiro de 2010 20:23
Anônimo disse...

sou diretora de um cei, gostei muito do seu blog vou indicar para minhas educadoras pois com certeza elas irão encontar assuntos relevantes para o dia a dia.
Helena Adati
01 de fevereorp de 2010

1 de fevereiro de 2010 17:33
Ana maria de paula moreira disse...

Sou professora do CMEI em minha cidade. conhecí seu blog hoje, já me tornei seguidora fiel, claro que estarei visitando para aprender SEMPRE. Abraços.

16 de fevereiro de 2010 17:04
Edilene disse...

SOU PROFISSIONAL DA ESCOLA GONÇALO NA CIDADE DE QUIPAPÁ, AMEI AS ATIVIDADES,PARABÉNS ESSE ESPAÇO ESTÁ ENTRE OS MEUS FAVORITOS. BEIJOS EDILENE MARQUES

21 de fevereiro de 2010 17:22
Anônimo disse...

Adorei...
Daqui de Lisboa , envio os meus cumprimentos, facilitando desde ja o seu blogue

16 de abril de 2010 19:48
Anônimo disse...

O seu blog é sensacional! Esqueço de sair !!!!

28 de julho de 2010 17:52
Anônimo disse...

Olá..adorei seu blog!!mto boas as dicas, aprendi mto e pretendo visitar mais!!Até logo.

16 de agosto de 2012 10:45
vilaneide disse...

Sou professora de educ.Infantil na cidade de juazeiro do norte Ce,adorei seu blog e suas dicas.beijossss Vilaneide

13 de setembro de 2012 18:26

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!